Entre Barcelos e Monção

Vinhas & Enologia

vinhas2

Selecção de castas

Em Barcelos existem duas vinhas: uma na freguesia de Santa Eulália de Rio Covo (reconvertidas a partir de 2002) com 7ha e outra situada na freguesia da Silva (plantada já em 1989 e posteriormente em 1997) com 2,7ha.

As castas brancas plantadas são Loureiro, Arinto, Fernão Pires, Alvarinho, Moscatel Galego Branco, Trajadura e Sauvignon Blanc. Nas tintas temos Padeiro de Basto e Vinhão (Sousão). Em meados do século XX a vinha principal primava por uma invulgar combinação de castas brancas – Alvarinho, Arinto, Loureiro e Fernão Pires – que dava origem a um vinho muito reputado na região e que recuperamos no nosso “Family Blend” Superior.

Berço do Alvarinho

Em Monção, a vinha na Casa do Capitão-mor tem cerca de 8,5ha plantados exclusivamente com a casta Alvarinho. As vinhas mais antigas desta propriedade foram plantadas nos finais dos anos 80 do século XX, tendo ainda alguns exemplares centenários no sistema de condução tradicional da sub-região.

Os vinhos são feitos e certificados no sistema de Produção Integrada (normas de sustentabilidade ambiental da EU) recorrendo às boas práticas de proteção fitossanitária, sem uso de pesticidas e a aditivos animais na sua estabilização, sendo adequados para dietas Vegetarianas e Vegan.

vinhas1